A importância do SEO para Ecommerce

Sempre ouvi, desde que me comecei a dedicar ao Marketing Digital, que SEO era realmente importante para Ecommerce.

Na verdade, apenas agora, ao começar a trabalhar sites de Ecommerce e ao estudar profundamente o assunto e analisar as variáveis e especificidades deste tipo de comércio, consigo perceber a dialética entre SEO  e Ecommerce.

O post que hoje escrevo não deverá ser muito técnico, mas antes  tenderá a poder auxiliar quem queira lançar os seus produtos online ou quem tenha já lançado o seu site mas procure operar melhorias.

Assim, é preciso começar por perceber que quase 50% das pessoas que começam a sua jornada de compra, utilizam, para o efeito, uma pesquisa. É por este motivo que o impacto do SEO para Ecommerce deve ser cuidadosamente analisado.

Quando pensamos nesta relação, devemos ter em mente três variáveis:

  • a estrutura do site;
  • a otimização do conteúdo;
  • a experiência do utilizador;

A estrutura do site

É imperativo que o site contenha um Sitemap de modo a que os motores de pesquisa possam descobrir o conteúdo . Nisto, é também preciso perceber que conteúdo deve ser indexado. O Sitemap é considerado um fator de importância dadas as dimensões e o número de páginas que, normalmente, um website de Ecommerce detém.

Quando se pensa a arquitetura de um website, é necessário que esta seja:

  • simples e fácil de entender – clara e distinta;
  • que a homepage nunca esteja a mais de três cliques de outra página;

Em Ecommerce, as páginas de produto são realmente importantes e ao mantê-las bem otimizadas e fáceis de navegar são dois fatores valiosos para criar um impulso na indexação do website, ou daquelas páginas, junto dos motores de pesquisa.

Algo que também irá beneficiar muito a estrutura e performance de um site de Ecommerce é o recurso a links: internos e externos. Os links internos ajudam a perceber a estrutura do website e os externos impulsionam a autoridade perante os motores de pesquisa. Sobre estes últimos, os backlinks, falarei num post futuro dada a sua importância.

SEO On Page

Como referi, em Ecommerce, as páginas do produto e categorias são realmente importantes para gerar tráfego e alcançar vendas.

Por este motivo, elas devem estar realmente bem otimizadas não apenas para ajudar na indexação em resultados orgânicos, mas também para ajudar o utilizador a apreender a informação válida e necessária no sentido de o auxiliar na decisão da compra.

Assim, numa primeira instância é necessário otimizar e trabalhar os seguintes fatores da otimização On Page:

  • Title tag;
  • Meta description;
  • Otimizar os Alt tags das imagens;
  • Otimizar os URL dos produtos;

Para que este passo funcione é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave, a chamada Keyword research, para perceber que termos ou palavras está o nosso público-alvo a pesquisar.

Um site de Ecommerce que esteja bem otimizado sabe aquilo que os seus utilizadores pesquisam e falam.

E estas Keywords deverão estar  nos fatores que enunciei em cima, mas também nas descrições do produto.

De facto, as descrições de produto são um fator muito relevante quando abordamos esta correlação do SEO para Ecommerce e, por isto, nunca deverão ser descuradas.

Elas devem estar bem otimizadas e conter as keywords que se consideraram válidas para aquele produto em especial.

Uma página de produto bem otimizada deverá conter sensivelmente 1000 palavras e repetir, entre 3 a 5 vezes, a Keyword durante a descrição.

Não nos deveremos esquecer que um conteúdo bem desenvolvido auxilia não só no posicionamento junto dos motores de pesquisa, já que os ajuda a compreender de que trata e fala aquela página, como ajuda o utilizador no processo de decisão de compra.

Para ajudar na produção de conteúdo é importante, que cada página de produto possa ter as reviews dos clientes.

Isto irá auxiliar não só em termos de criação de conteúdo como também poderá impulsionar o utilizador a comprar já que terá em atenção as experiências positivas de outros clientes.

Se, contudo, não for possível produzir conteúdo tão alongado, por favor, crie descrições relevantes e valiosas e nunca se esqueça de, nelas, inserir a Keyword escolhida para aquela página.

Falei das reviews de outros clientes. Por certo, não vai querer que elas percam a oportunidade de se tornarem relevantes para o seu negócio.

Se as reviews forem positivas será bastante bom implementar product review schema de modo a que tenha rich snippets nos resultados de pesquisa.

Para este efeito, é necessário implementar schema markup nas páginas de produtos. Em breve falarei sobre este fator, também.

Schema Markup ajuda os motores de pesquisa a perceber melhor do que se trata aquela página em especial.

User Experience

Como falei no início do post, uma arquitetura de informação simples e clara proporciona uma boa experiência do utilizador e, por relação, afeta  a relevância da página e a bounce rate.

A Page Speed do site deve ser cuidadosamente analisada não só porque isso condiciona a User Experience, mas também porque a velocidade do site auxilia no posicionamento junto dos motores de pesquisa.

Deixo aqui uma quote que descobri hoje e que é, sem dúvida, muito relevante:

“For you to achieve your goals, visitors must first achieve theirs” – Bryan Eisenberg

Saudações!

 

 

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